Notícias Partilha'te: 
Registo   |  Entrar
You are here >   O Projecto > Uma Partilha

A minha partilha

Este livro foi o meu primeiro passo no meu processo de partilha da minha homossexualidade.

No caminho fui partilhando a minha história com pessoas que enfrentavam situações pelas quais eu tinha passado e percebi que tinham dúvidas semelhantes às minhas. Essa partilha foi um contributo significativo para essas pessoas no sentido de se compreenderem melhor, ou mesmo dar passos que queriam dar e não conseguiam... Pelo retorno dessas experiências decidi, apesar dos meus medos, criar uma versão pública da minha história, que está agora “online”.

Deste livro nasceu este projecto porque vale a pena contribuir para um mundo em que cada um possa contar a sua história sem medo de ser discriminado.

"Coming out, ou “sair do armário”, é o nome dado ao processo de transição pelo qual os homossexuais passam quando assumem a sua orientação sexual para outras pessoas. Não sei se o meu caso é generalizável para os outros homossexuais, mas eu vivia aterrado com o medo de contar. Contar aos meus amigos, contar aos meus pais, contar ao mundo…

Mas por que é que tenho de contar? Ninguém diz: “Tenho uma coisa para te dizer, sou heterossexual!” – Isso não acontece porque simplesmente ninguém põe a hipótese de tu não o seres: “Tu pareces normal, e és um gajo porreiro… Não podes ser.”

É porque o preconceito existe que há tanta gente a sofrer. E o preconceito existe porque as pessoas têm medo. Têm medo daquilo que não conhecem. E as pessoas conhecem muito pouco sobre a homossexualidade. Conhecem poucos homossexuais. Existe falta de referências. E os homossexuais têm medo da discriminação. Então escondem-se. E isto é um ciclo que não pára.

Se houve alguma coisa que aprendi com este processo todo é que existe mesmo muita gente a sofrer. Desde relatos de pessoas rejeitadas, até cartas de suicídio, são fáceis de encontrar na internet, passando por pessoas que simplesmente vivem vidas duplas, aterrorizadas pelo dia em que alguém vai descobrir.

E é por tudo isto que não posso deixar de partilhar a minha história. Mesmo que não saiba qual será o final, espero poder ajudar alguém. Mais do que ajudar alguém que seja homossexual, ajudar quem teve o privilégio de ter um verdadeiro amigo, filho ou irmão, que partilhou o seu sofrimento consigo.

Numa situação destas é fácil sentirmo-nos impotentes mas isso não significa que tenhamos de o ser.

São também o conhecimento e a informação que iluminam a nossa mente. Se não procurarmos saber mais será que estamos preparados? Ou seremos apenas prisioneiros dos nossos medos e preconceitos. E aí, não adianta queixarmo-nos do sofrimento que nos rodeia."

Conseguimos

149

Histórias
PARABÉNS
E
OBRIGADO
Blog
Forum